Sustentabilidade nas empresas

Ser ecologicamente correto no âmbito empresarial já se tornou uma necessidade para as instituições, independente do porte e da natureza do negócio. A adoção de estratégias sustentáveis na gestão e a consciência ecológica no ambiente de trabalho estão crescendo entre diversas companhias no mundo. Neste quesito, o Brasil vem ganhando destaque com as atitudes de sustentabilidade nas grandes empresas e com a iniciativa de promover a consciência ecológica entre diversas companhias nacionais.

O consumidor também está começando a ficar mais exigente com relação ao que consome e aos danos que a fabricação do produto pode causar ao meio ambiente. Está cada vez mais comum que as pessoas optem por marcas que levantem a bandeira da sustentabilidade e deixem claro o esforço para não prejudicar o meio ambiente. Por esse motivo também, a concorrência de mercado vem pressionando as companhias para adotarem estratégias sustentáveis efetivas nos negócios.sustentabilidade-nas-empresas

Para os administradores que estão começando a perceber a importância da sustentabilidade nas empresas, é fundamental que haja um planejamento para definir as medidas que podem ser adotadas de acordo com a realidade da companhia. Mesmo que a necessidade sustentável varie de acordo com a instituição, algumas iniciativas devem ser tomadas por todas as empresas, independente da natureza do negócio.

Promoção interna

As atitudes sustentáveis de uma empresa precisam ir além da produção e chegar até os hábitos dos próprios funcionários. Embora muitas companhias já tenham adotado medidas de preservação ambiental nas estratégias de negócio, ainda faltam atitudes internas para garantir que o pensamento ecológico seja coletivo na instituição.

Os benefícios de incentivar a sustentabilidade na corporação vão desde a efetivação da comunicação interna, que faz com que os funcionários sintam-se valorizados na empresa, até as vantagens econômicas. Se o comportamento sustentável for adotado integralmente na rotina de trabalho, as empresas podem usufruir de uma considerável economia anual, o que também ajuda a manter a motivação dos funcionários.

eSobre sustentabilidade preservação ambiental    sustentabilidade na escola

A sustentabilidade e os negócios

sustentabilidade-empresarialApesar de o número de empresas que estão adotando medidas sustentáveis nas estratégias de negócio estar crescendo a cada dia, ainda não é possível afirmar que todas estão realmente levando a sério a preservação ambiental. É preciso distinguir as empresas com objetivos sustentáveis concretos das instituições que usam o tema apenas como estratégia de marketing.

De fato, o pensamento ecológico e as necessidades sustentáveis variam em cada instituição, bem como as metas desejadas através do comportamento consciente. As ações ambientais, quando são vistas apenas como uma forma de manutenção da imagem, aparecem eventualmente e não se concretizam na rotina de trabalho.

Em geral, as empresas que visam apenas o marketing promovem eventos e ações sociais pontuais, apenas para tentar mostrar que há preocupação ambiental. Porém, se as atitudes não ocorrerem no dia a dia da empresa e a produção for feita com poucas considerações ambientais, não haverá resultados positivos ao meio ambiente e a sociedade.

É preciso que os consumidores mantenham-se atento a essas empresas. Não há sentido em fazer campanhas que promovam a sustentabilidade se os hábitos no meio empresarial não forem favoráveis ao meio ambiente.

Resultados positivos

Os benefícios obtidos pelas ações sustentáveis nas empresas vão muito além da boa imagem. Muitas instituições, principalmente as de grande porte, já estão percebendo que as alterações climáticas causam impacto negativo na produção e, por isso, colaborar com o meio ambiente já se tornou uma obrigação.

Se todas as empresas levarem a sério a educação ambiental e buscarem medidas para afetar minimamente o meio ambiente com a produção, a tendência é que diversos problemas ambientais atuais sejam reduzidos.

Além disso, a sociedade é composta por trabalhadores e, se os funcionários estiverem comprometidos com um comportamento sustentável dentro do ambiente de trabalho, esses hábitos também serão comuns em casa e em outros locais. Se as ações sustentáveis em uma empresa forem tratadas com seriedade e efetividade, será possível produzir um efeito significativo na consciência ecológica da sociedade.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;