Sustentabilidade na escola

Sustentabilidade na educação: a importância de tratar o tema nas escolas

A infância é o período em que as crianças formam hábitos, conceitos e ideais que são levados para a vida adulta. Os preceitos sobre o que é correto e o que não deve ser feito, são formados através dos limites impostos pelos pais e professores durante esta primeira etapa da vida. A sustentabilidade é um assunto que precisa ser trabalhado nas escolas de forma intensa. A importância está em fazer com que os pequenos formem hábitos de preservação ambiental e economia de recursos naturais desde os primeiros anos de vida, para que os problemas ambientais sejam reduzidos nas futuras gerações.sustentabilidade-na-escola-2

Apesar de ser uma questão essencial na educação, muitas escolas não trabalham o assunto da forma que deveriam. Mesmo que o tema seja tratado na teoria em algumas instituições, na prática, muitas crianças apresentam comportamentos que não são corrigidos pelos adultos, como jogar lixo no chão e desperdiçar água e energia.

Na semana ecológica, as escolas costumam tratar o tema de forma plena, incentivando os alunos a fazer trabalhos criativos que mostrem a valorização e o amor ao meio ambiente. Porém, as atitudes não mudam e as crianças têm dificuldades para associar o comportamento do dia a dia com o que aprendem sobre sustentabilidade na escola. Para que o conhecimento seja absorvido, é necessário que os adultos fiquem atentos as atitudes dos pequenos, e saibam mostrar a maneira correta de agir e porquê cada um deve fazer a sua parte.

Incentivando ações sociais

Tratar do assunto de sustentabilidade nas escolas não significa apenas explicar a importância ambiental aos pequenos. As aulas sobre meio ambiente não terão efeitos se, durante o intervalo, as crianças jogarem lixo no chão do pátio escolar ou deixarem as torneiras dos banheiros abertas. Os alunos precisam sentir a importância da preservação ambiental no dia a dia, e entender na prática que um mundo sustentável necessita de atitudes positivas de cada um.sustentabilidade na escola

eSobre sustentabilidade  impacto ambiental     educação ambiental

O ideal é que os educadores planejem ações que incentivem os pequenos a tratar de ecologia com cuidado e respeito. Ensinar os alunos a plantar árvores e vegetais e reservar um espaço nas dependências da escola para o cultivo de plantas pode ser uma boa opção, além de cuidar do comportamento natural das crianças durante o período escolar.

O papel dos pais no ensino da sustentabilidade

Ensinar bons hábitos sustentáveis para as crianças não é apenas tarefa das instituições de ensino. Os pequenos precisam ter limites na escola e dentro de casa também, reproduzindo as ações positivas em todos os locais que estiverem. É necessário que os pais, como educadores, tenham a consciência de estar formando um ser humano que precisa ser orientado para se tornar um cidadão responsável no futuro. Para que a educação ambiental não apresente falhas, o ideal é que os pais e a escola se unam para promover ações conjuntas que garantam um bom desempenho dos pequenos. Os pais precisam estar envolvidos com o aprendizado dos filhos. Achar que só a escola deve ensinar é um erro que muitas famílias cometem. Se a educação acontecer em todos os ambientes em que a criança estiver, as ações sustentáveis podem se tornar grandes hábitos para os pequenos.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;