Reciclagem de garrafas PET

Como funciona a reciclagem de garrafas PET?

Você já deve ter percebido que o conceito de sustentabilidade, falado cada vez, está intrinsecamente ligado ao ato de reciclar. E quando se fala em reciclagem de materiais, um dos primeiro exemplos que nos vem à cabeça, é a garrafa PET que nos acompanha todos os dias. Como reciclar uma garrafa PET de forma criativa e ainda contribuir com a melhora do meio ambiente? É sobre isso que nós falaremos hoje.

306214226939965

Primeiro, é importante que você saiba o que é PET, a importância e os processos fundamentais de sua reciclagem. Sabendo isso, será possível ainda observarmos como este objeto é útil na hora de criar uma boa decoração a partir da sua reutilização.

O que é PET?

O politereftalato de etileno (PET), é um tipo de plástico utilizado na fabricação das garrafas que utilizamos no dia-a-dia, como embalagens de refrigerante e óleo de cozinha, e também na fabricação de tecidos. Um dos pontos positivos do material PET é que ele pode ser processado diversas vezes, o que facilita o seu processo de reciclagem e uso sucessivo na cadeia produtiva.

Dado que as garrafas PET são utilizadas em larga escala, um grande problema ambiental se formou de forma bastante séria. Grande parte das garrafas foi descartada de forma incorreta, o que acabou originando um grande acúmulo em terrenos, rios, esgotos, mares e florestas. O grande problema é que este material pode durar por até 750 anos na natureza e dessa forma se tornou imprescindível adotar o hábito da separação e coleta correta do lixo e, também, da reciclagem.

O nosso país é um dos líderes quando o assunto é reciclagem de garrafa de PET no planeta. De acordo com o 8º Censo da Reciclagem do PET, no ano de 2011, o Brasil destinou corretamente cerca de 294 mil toneladas de embalagens de PET pós-consumo, número que representa aproximadamente 57,1% das embalagens descartadas pelo consumidor.
Se preocupar com a separação correta das garrafas PET é de importância fundamental, além de ser uma ótima ação para garantir a sustentabilidade dos próprios lares.

O processo de reciclagem

petsA reciclagem como a conhecemos requer uma série de processos e com as garrafas PET recicladas não é diferente. O primeiro passo é a lavagem pela qual as embalagens são submetidas para, em seguida, serem trituradas até se transformarem em flocos. Os pequenos flocos plásticos passam pela extrusão, que transforma flocos em grãos e, esses grãos, passam por um último processo de transformação, até virarem fios de poliéster. Este é o modo tradicional de reciclagem de garrafas PET, mas, elas também podem ser reutilizadas.

A criatividade na reciclagem das PETs

Muitos artesãos tem unido, com sabedoria, os conceitos de arte, cultura e sustentabilidade. Mostrando que, com criatividade, podemos criar muitos objetos úteis e também decorativos tendo as garrafas PET como base para as criações.porquinho-de-garrafa-pet-artesanato-16

Você pode ter visto nas imagens do texto, que diversas garrafas PET foram reutilizadas de forma muito útil e, algumas idéias, até servem como objetos decorativos ou móveis para a sua casa! Use a criatividade, solte sua imaginação e faça o bem para toda a natureza!

 

eSobre sustentabilidade

684043414_a6d2f9bb4e reciclados0

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;