O conceito de sustentabilidade

Nos últimos anos muito se ouviu falar de sustentabilidade. Criou-se a consciência de que nós seres humanos somos responsáveis pelo ambiente em que vivemos, e que com nossas ações melhoramos ou pioramos este ambiente. A maioria dos países passou a tomar iniciativas para destruir menos a natureza e diminuir o impacto ambiental.

Porém, o que exatamente é o conceito de sustentabilidade? O que faz determinada atividade sustentável ou não? Ouvimos tanto falar em meio ambiente e em iniciativas sustentáveis, mas muitas pessoas nem sabem o que sustentabilidade.conceito-de-sustentabilidade

Sustentabilidade é a capacidade de durar. Na natureza, um sistema sustentável é aquele que se mantém durável durante um período infinito de tempo. Qualquer atividade que modifique um ambiente continuamente de modo irreversível não é sustentável. Uma atividade sustentável é aquela que no seu ciclo use um determinado recurso e renove a capacidade deste recurso ser utilizado novamente.

 

Porém, o conceito de sustentabilidade não envolve apenas aspectos ecológicos. Há também os aspectos culturais e sociais. Estes também precisam ser sustentáveis. O desafio da sustentabilidade passa por todas as pessoas envolvidas em determinada atividade. E no fim, para se alcançar a sustentabilidade plena, toda atividade feita em nosso planeta deve ser levada conta e todos os países e pessoas precisam agir de forma mais sustentável.

 

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;