Impacto Ambiental

O impacto ambiental é uma mudança no ambiente causada por alguma coisa, sendo esta mudança benéfica ou não. Precisamos analisar o impacto ambiental das nossas ações, para protegermos o meio ambiente. A educação ambiental nos ajuda a avaliarmos o impacto ambiental de nossas atividades.

O impacto ambiental causado pelo homem através da história cada vez mais ganhou importância e influência no nosso planeta, chegando ao ponto onde nós temos controle suficiente sobre a Terra para podermos destruir ou não o nosso planeta. Hoje o homem tem conhecimento sobre a sua ação danosa sobre o planeta e o impacto ambiental causado por suas atitudes, por isso é essencial que tomemos atitudes responsáveis.

Quase todas as atividades econômicas causam um impacto ambiental. Por isso a gestão e a educação ambiental são essenciais para tomarmos as decisões que causem o menor impacto.

Algumas atividades que causam um impacto ambiental

  • A extração de minérios, petróleo, ou qualquer recurso natural em grande quantidade;
  • A construção de usinas de energia. A maioria delas tem algum tipo de impacto, inclusive eólicas;
  • A construção de estradas e ferrovias;
  • Aterros sanitários;
  • E muitos outros.

Por isso, toda vez que uma atividade de grande escala é feita, se faz necessário uma avaliação de impacto ambiental. Esta é uma ferramenta utilizada pela gestão ambiental para analisar o impacto que certa ação trará ao ambiente, desta maneira, podendo evitar grandes danos ao meio ambiente.

O impacto do homem no meio ambiente

Já fazem milhares de anos que o homem tem um impacto no equilíbrio terrestre. Mas isso, até certo ponto é natural por parte da evolução. Quando os seres humanos chegaram à Oceania, acredita se que os animais lá existentes não tinham medo do homem, e por isso, muitas espécies que tinham lá o seu habitat foram quase ou totalmente extintas neste primeiro contato com o homem. Este é um exemplo do impacto causado pelo homem.

O homem passou a ser um ser dominante no planeta quando formaram se as primeiras civilizações. As pirâmides do Egito são um exemplo da transformação do superfície terrestre pela mão humana. Desde lá nós estamos explorando recursos naturais, renováveis ou não. Isso produz um estrago, que antes o planeta Terra conseguia reverter, pois o impacto era mais leve. Mas desde século XVIII a tecnologia racional humana vem explorando o planeta com muita rapidez, e a população humana continua crescendo. Por estas razões o meio ambiente já não consegue mais se restaurar sozinho.

Este desequilíbrio ambiental acaba gerando consequências na forma de mudanças climáticas e outras coisas que são caóticas e imprevisíveis.

Copyright eSobre - Politica de Privacidade

;